VOCÊ CONHECE OS

MISTÉRIOS DA ESCRITA?

Oláááá!

Nada disso faz sentido sem você, sabia? Afinal, para quem escrevemos - para quem eu e você escrevemos? Se formos levar em consideração somente o objeto escrever, notaremos três destinos para ele: nós mesmos, a quem desejamos endereçar e a quem se julgue endereçado. Em outras palavras: eu, você e/ou eles.

Escrever é simples, mas não é tão fácil como muitos pensam. Isso porque a linguagem nada mais é do que um sistema de signos  - e signos é tudo aquilo que tem significado para alguém. Assim, podemos escrever mas nada comunicar e uma pergunta importante que precisamos nos fazer é: estamos sendo compreendidos no pleno sentido do que queremos comunicar? Será que aquilo que comunicamos faz sentido a quem nos lê?

Vou dar um exemplo de tipos de comunicação por signos para você: 1) "imagine em sua mente uma pessoa, imagine você mesmo, caminhando e vestido(a) com trajes executivos; no caso da mulher:  salto alto, meias cor da pele cobrindo toda a extensão das pernas, saia na altura dos joelhos, camisa branca de mangas longas alva como a neve, um "terninho" da cor da saia, joias discretas nos pulsos, dedos, orelha... uma maquiagem perfeita que realce a beleza de seu rosto e que combinam com os esmaltes das unhas.... no caso do homem:  sapatos pretos e brilhosos de cadaço, terno slim em tons escuros, uma pasta tipo executiva de couro marrom e alças reforçadas, barba feita, cabelos bem cortados, unhas limpas e aparadas, rosto assimétrico e sorriso cativante. Ambos caminham leves, alegres e descontraídos em direção a um luxuoso Business Tower da cidade". Agora feche seus olhos e tente experimentar da sensação que ser aquelas pessoas .

Imaginou? Muito bem ai vão algumas perguntas: o que eles comunicam a você? Que sentimentos você tem quando os cria em sua mente através das descrições que foram feitas deles? São bons sentimentos? Como você os idealiza, que projeção faz deles: de sucesso ou de fracasso? Você gostaria de estar no lugar deles (referindo-me aos bons sentimentos que a imagem lhe traz)? Eles comunicam parte dos seus sonhos?  Todo esse exercício mental descritivo com muitos signos (roupa, aparência, postura) tem um significado bem claro na mente para quem observa o objeto, transmitindo sensações e emoções.

Agora vamos fazer outro exercício com os mesmos exemplos, mas você precisa se imaginas como os personagens, ok? Então vamos lá: 2) "imagine em sua mente você e mais alguém, uma  mulher e um homem, parados embaixo de uma ponte numa movimentada via da cidade. A mulher, sentada sobre blocos de pedra, restos de uma construção, parece se aquecer mexendo uma panela velha sob um fogareiro improvisado. Descalça, vestindo calças compridas mas sujas e rasgadas num canto ou outro, observa atenta o que ferve na panela a sua frente. Com uma camiseta branca, mas não tão alva, ela traz em seus pulsos fitas coloridas e amarradas com sobras; os cabelos longos, mas ressecados pela fumaça dos carros que passam sem parar, também estão amarrados com fitas, as mesmas que traz em seus pulsos. Rosto cansado, castigado pelo sol dos dias anteriores, ela parece esperançosa com o produto do seu trabalho mexendo o que há no interior da panela com uma colher de pau, deixando a mostras suas mãos de aparência áspera, unhas grandes e sujas. A sua frente um homem de chinelo de dedos e uma calça cortada abaixo dos joelhos, ele caminha de um lado para o outro como quem procura alguma coisa. Usando um casaco tipo moletom com claras manchas de sujeira, ele traz em suas mãos os chinelos da mulher, cujas tiras soltaram-se de sua base impedindo-a de usá-los. Feliz, ele se abaixa por ter encontrado um pedaço de arama que poderá usar para dar maior conforto a mulher que ama e que decidiu proteger pelo resto de sua vida". Agora feche seus olhos como no exemplo anterior e tente experimentar da sensação que ser aquelas pessoas.

E então: que  sentimentos eles despertam em você? É o que você planeja para sua vida? É o que você gostaria de ver em sua cidade ou pelos lugares que frequenta? Que sentimentos você tem quando os cria em sua mente através das descrições que foram feitas deles? Surgem lágrimas em seus olhos? São bons os sentimentos e sensações?  Você gostaria de estar no lugar deles?

Mexer com as emoções é um dos segredos dos escritores. Mas como fazer isso? Simples: conhecendo os mistérios da escrita usando a ciência semiótica. Um escritor que tenha trilhado o caminho da escrita criativa passou por esse processo e entendeu que saber manusear bem os signos (e não são os signos do zodíaco, como já disse!) é um dos segredos de uma obra de sucesso ou best seler.

Espero poder ter ajudado você. Pode compartilhar a vontade este post. :^)

Até o nosso próximo encontro. 

ARTIGOS:

0Início

 
 
 
 

 
 

© Copyright 2019 Blog Pessoal - Prof. Ênio Favacho